domingo, 23 de janeiro de 2011

Correção da 1ª. Ficha de trabalho

1. Associa cada um dos elementos de A ao único elemento de B que lhe corresponde, de acordo com o sentido do texto A.

Escreve o número de cada um dos elementos de A e a letra relativa ao elemento de B que lhe corresponde. Utiliza cada número e cada letra apenas uma vez.


(1) Número de países europeus onde, de acordo com a informação do mapa, residem portugueses.

(2) Número de alunos que, há vinte anos, estudavam português em Espanha.

(3) Número aproximado de pessoas que, em países de língua oficial portuguesa e na comunidade portuguesa no mundo, falam português.

(4) Número de países cuja língua oficial é o português.

(5) Número de pessoas que, em Angola e em Moçambique, têm, actualmente, o português como língua de referência.


(a) 6

(b) 8

(c) 20

(d) 100

(e) 10 mil

(f) 35 milhões

(g) 55 milhões

(h) 244 milhões

1 - a; 2 - d; 3 - h; 4 - b; 5 - f

Atenção!Este tipo de questões não têm cotação intermédia, ou está bem ou mal.


2. Indica a expressão do texto a que se refere a palavra «Aí» (linha 13).

África

3. Selecciona, para responderes a cada item (3.1. a 3.6.), a opção que permite obter a afirmação adequada ao sentido do mapa e do texto. Escreve o número do item e a letra correspondente a cada opção que escolheres.

3.1. O mapa contém a indicação do número de
(A) países em que a língua oficial é o português.
(B) residentes portugueses em diferentes países e continentes.
(C) imigrantes oriundos de vários países e residentes em Portugal.
(D) estudantes de português em diferentes países e continentes

3.2. De acordo com o mapa, o número de portugueses residentes no Brasil é
(A) inferior ao número de portugueses residentes em Espanha.
(B) inferior ao número de portugueses residentes no Reino Unido.
(C) superior ao número de portugueses residentes na Alemanha.
(D) superior ao número de portugueses residentes em França.

3.3. No texto, a informação de que o português está em expansão em Espanha é apresentada como sendo um facto
(A) preocupante.
(B) tranquilizador.
(C) previsível.
(D) surpreendente.

3.4. De acordo com o texto, o interesse crescente pela língua portuguesa, na China, deve-se à vontade de (A) conhecer o futebol português.
(B) fazer turismo em Portugal.
(C) estabelecer negócios em África.
(D) investir na economia brasileira.

3.5. Na linha 16, a palavra «todavia» pode ser substituída pela expressão
(A) por isso.
(B) além disso.
(C) por conseguinte.
(D) no entanto.

3.6. Segundo as informações contidas no último parágrafo do texto, a rnacionalização de uma língua depende, em grande medida,
(A) do papel que os países onde se fala essa língua assumirem a nível internacional, nos planos político, económico ou científico.
(B) do valor que os países onde se fala essa língua atribuírem à política, à economia e à ciência.
(C) da consagração a nível internacional de alguns falantes dessa língua, nos planos político, económico ou científico.
(D) da ajuda que os países onde se fala essa língua receberem da comunidade internacional.

Lê o seguinte poema de Ruy Belo e responde, de forma completa e bem estruturada, ao item 4.

TEXTO B
E TUDO ERA POSSÍVEL
Na minha juventude antes de ter saído
da casa de meus pais disposto a viajar
eu conhecia já o rebentar do mar
das páginas dos livros que já tinha lido

Chegava o mês de maio era tudo florido
o rolo das manhãs punha-se a circular
e era só ouvir o sonhador falar
da vida como se ela houvesse acontecido

E tudo se passava numa outra vida
e havia para as coisas sempre uma saída
Quando foi isso? Eu próprio não o sei dizer

Só sei que tinha o poder duma criança
entre as coisas e mim havia vizinhança
e tudo era possível era só querer

Ruy Belo, Obra Poética de Ruy Belo, vol. 1,
organização de Joaquim Manuel Magalhães, Lisboa, Editorial Presença, 1981

4. Redige um texto, com um mínimo de 70 e um máximo de 100 palavras, em que exponhas uma leitura do poema.

O teu texto deve incluir:
● uma parte inicial, em que indiques o título do poema e o nome do seu autor e na qual identifiques o momento da vida que é recordado no poema;

● uma parte de desenvolvimento, em que refiras a importância que o «eu» atribui ao momento que identificaste, justificando a tua interpretação com um elemento do texto e explicando o sentido da expressão «o poder duma criança» (verso 12);

● uma parte final, em que identifiques um dos sentimentos dominantes no poema, relacionando esse sentimento com o título.

A resposta deve organizar-se em três parágrafos, como tenho vindo a indicar continuamente desde Novembro de 2010. Ainda há quem não o faça, logicamente que vai perder pontos, no que toca à avaliação da estrutura do texto.

A resposta deve focar os seguintes tópicos:


1º Parágrafo do teu texto comentário deve incluir, então
- o título do poema: "E tudo era possível"
- o autor do poema: Ruy Belo
- momento da vida recordado: a juventude ou antes de sair de casa dos pais ou momento do passado (referir só a infância tem 0 pontos)

2º Parágrafo do teu texto comentário deve incluir, então

- referir a importância que o "eu" ou sujeito poético atribui a essa fase da vida (juventude)
- o "eu" atribui grande importância a essa fase da sua vida.
- justificas a interpretação referindo por exemplo um dos versos seguintes: "era tudo florido" (V. 5); ou "havia nas coisas sempre uma saída" (v. 10); ou "entre as coisas e mim havia vizinhança"; v. 13) ou "tudo era possível era só querer" (v. 14)
- explicar o significado da expressão "o poder duma criança" (v.12, por exemplo, esta expressão sugere/significa que quando somos crianças parece não haver limites, gozaamos de uma liberdade imensa.

3º parágrafo deves relacionar um dos seguintes sentimento com o título do poema.

- o sentimento dominante é a saudade/nostalgia da juventude ou tristeza resultante do tempo que já passou ou perda do poder de sonhar ou felicidade só por recordar a infância onde o poeta se refugia.

- Esse sentimento, saudade ou tristeza ou perda, revela uma relação de contraste com tempo, a altura, a época evocado pelo título "E tudo era possível".

Aqueles que optassem por sentimento de felicidade deviam justificar da seguinte forma:
- esse sentimento é a felicidade e revela uma relação de identificação entre o sentimento e a ideia de poder sem limites simbolizado pelo título "E tudo era possível".


Texto:
O poema escrito por Ruy Belo intitula-se "E tudo era possível". O momento recordado é a juventude, todo o passado antes de sair de casa dos pais.

O "eu" atribui muita importância a essa fase da vida. Há muitos versos que atestam a minha posição, nomeadamente "era tudo florido" (V. 5); "havia nas coisas sempre uma saída" (v. 10).
Quanto ao significado de "o poder duma criança" (v.12), no contexto do poema, sugere que quando somos crianças parece não haver limites, gozamos de uma liberdade imensa.

O sentimento dominante é a saudade. Estabelece-se uma relação de contraste com o passado, em que era feliz, e o presente, bem como com o título do poema "E tudo era possível".


118 - palavras

Numa questão deste tipo a cotação está dividida entre:

Conteúdo (C), o que é dito, as ideias, normalmente 6 pontos;
Forma (F), isto é a escrita, normalmente 4 pontos

Quem fizer um texto com o número de palavras inferior a 22, não tem pontuação.

Quem se afastar muito das 70 e 120, começa a desvalorizar:

1 ponto para textos textos com menos de 50, mas mais de 22, ou com mais de 120


GRUPO II

Responde aos itens que se seguem, de acordo com as orientações que te são dadas.
1. Os segmentos (A), (B), (C), (D) e (E) constituem partes de um texto e estão desordenados. Escreve a sequência de letras que corresponde à ordem correcta dos segmentos, de modo a reconstituir o texto. Começa a sequência pela letra (E).


(A) Quanto aos empreendimentos norte-africanos, iniciados com a conquista de Ceuta, continuavam divididas as opiniões e permaneciam as dúvidas sobre o caminho a tomar. D. Duarte acabaria por determinar a realização de uma nova campanha militar em África.

(B) Por fim, a expansão marítima haveria de ser impulsionada, dando continuidade às viagens realizadas durante o reinado de D. João I, nomeadamente as que conduziram à ocupação das ilhas de Porto Santo e da Madeira, à chegada às ilhas dos Açores e ao reconhecimento da costa ocidental africana.

(C) Quando se viu à frente do reino, D. Duarte prosseguiu a orientação política herdada de D. João I, da qual se realçam três factores principais: fortalecimento do poder régio, conquista de praças no Norte de África e, em simultâneo, expansão marítima em águas atlânticas.

(D) No que respeita ao primeiro aspecto, referente ao reforço do poder monárquico, foi significativa a promulgação da Lei Mental, que determinava que só o filho primogénito, varão e legítimo poderia herdar os bens que seu pai tivesse recebido da coroa.

(E) O rei D. Duarte nasceu no dia 31 de Outubro de 1391, na cidade de Viseu, e subiu ao trono de Portugal em 1433. Filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre, desde cedo foi associado à governação por seu pai, a quem sucedeu para assumir os destinos do país durante um breve reinado de cinco anos.

E-C-D-A-B

2. Reescreve na forma activa a frase seguinte.
O mapa dos países de língua oficial portuguesa tinha sido apresentado pelo professor aos alunos.

Análise da frase:

Sujeito - O mapa dos países de língua oficial portuguesa, na frase activa vai ser o complemento directo.

Predicado: tinha sido apresentado pelo professor aos alunos

O predicado contém:

- verbo - tinha sido apresentado - trata-se do pretérito perfeito composto na voz passaiva

- pelo professor, é agente da passiva. Na frase activa vai ser o sujeito.

- aos alunos - complemento indirecto

Temos então:

O professor tinha apresentado aos alunos o mapa dos países de língua oficial portuguesa.




3. Classifica a oração sublinhada na frase seguinte.
O professor de Geografia, enquanto os alunos observavam o mapa, falava de países longínquos.

- oração subordinada adverbial temporal ou oração subordinada temporal, porque é iniciada pela conjunção temporal "enquanto"

4. Indica, para cada um dos itens (4.1. a 4.7.), a função sintáctica que a expressão sublinhada desempenha em cada uma das frases.

4.1. Nessa manhã, chegaram os passageiros ao navio. sujeito

4.2. Nessa manhã, encontraram os passageiros no navio. c. directo

4.3. Camões, o épico português, é admirado pela sua obra. aposto/modificador apositivo

4.4. Camões escreveu os Lusíadas e ofereceu-os ao rei D. Sebastião. c. indirecto

4.5. Camões é admirável. predicativo do sujeito (atenção aos verbos ser, estar, ficar, permanecer, continuar)

4.6. É admirável, Camões. sujeito, neste caso está invertido
4.7. Camões é interessante e admirável. sujeito

5. Selecciona a opção em que a palavra «a» é uma preposição.
Escreve a letra correspondente à opção que escolheres.
(A) Amanhã chega do Brasil a minha melhor amiga.
(B) Encontrei uma boa gramática, mas não a comprei.
(C) O meu amigo António chegou a Lisboa ontem.
(D) O passageiro misterioso subiu para a embarcação.

C - o verbo chegar pede uma preposição: chegar a, de, até, através, durante - etc.

6. Selecciona a opção em que a palavra «alto» é um adjectivo.
Escreve a letra correspondente à opção que escolheres.
A - Alto! O senhor anda a conduzir sem carta!
B - Ainda há neve no alto daquela serra.
C - O cume daquela serra é o mais alto que conheço.
D - A sirene tocou alto porque havia fogo na serra.

C - alto qualifica o "cume" que é mais alto de todas as serras que conheço, está no grau superlativo relativo de superioridade

7. Selecciona a opção em que a palavra «alto» é um advérbio.
Escreve a letra correspondente à opção que escolheres.
(A) Há um ninho de águia no alto daquele monte.
(B) As garças são conhecidas pelo seu pescoço alto.
(C) O galo cantou alto e fez-se ouvir nas redondezas.
(D) Esse ninho fica num local muito alto e inacessível.

C - porque o advérbio vem junto ao verbo modificando-o, neste caso indica o modo como o galo cantou, é um advérbio de modo, como o galo cantou bem, mal, devagar...

8. Selecciona a opção em que a palavra sublinhada seja formada por parassíntese.
Escreve a letra correspondente à opção que escolheres.
A – Alto! O senhorio quer aumentar a renda.
B - Ainda há neve nos cumes daquelas serranias.
C – Desconheço o cume daquela serra.
D - A sirene tocou mesmo ao entardecer.

D - entardecer - palavra formada por prefixação e sufixação ao mesmo tempo, palavra primitiva tarde, não há a palavra tardecer, nem entarde....

9. Completa cada uma das frases seguintes com as formas adequadas dos verbos apresentados entre parênteses, usando apenas tempos simples. Escreve a alínea e a forma verbal que lhe corresponde.

Os ecologistas lamentam que, frequentemente, as cegonhas _____a_)____ (fazer) ninhos em cabos de
alta tensão.
É possível que, antigamente, _____b_)____ (haver) mais espécies de aves a sul do Tejo.
Conheço um ornitólogo que, ainda que _____c_)____ (chover) torrencialmente, vai para o campo observar aves todos os dias.
Os serviços de protecção florestal querem que os ornitólogos _____d_)____ (criar) centros de observação para estudar as aves.

a - façam; b - houvesse; c - chova; d - criem

Os verbos estão todos no modo conjuntivo


10. Lê as frases seguintes.
O Pedro contou que, no dia anterior, no observatório, tinha visto uma garça-vermelha e que tinha ficado encantado. A Maria comentou que nunca tinha visto uma garça e que tinha muita pena.

Reescreve as frases, representando em discurso directo a fala do Pedro e a fala da Maria.

O Pedro contou à Maria:
- Ontem vi uma garça-vermelha no observatório e fiquei encantado.
A Maria comentou:
- Nunca vi uma garça-vermelha tenho muita pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário