terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Correção da Ficha 2

I - Gramática

1. o seguinte excerto de um conto de Sofia de Melo Breyner:
“Em Novembro as primeiras camélias eram de um rosa pálido e transparente e mantinham-se direitas e rijas na haste. Os seus troncos largavam nos dedos um escuro que as crianças limpavam ao bibe.(…)No fundo da quinta, para os lados da barra, Hans mandou construir uma torre.(…) Consigo às vezes levava Joana, a neta mais velha, que achava na torre grande aventura e mistério, e a quem ele ensinava o nome e a história dos barcos.”

1.1 – Transcreve as palavras destacadas de acordo com a sua classe:
Nomes comuns: camélias, haste, pó, troncos, aventura

Verbos: lê, limpavam, mandou

Adjectivos: pálido, transparente, escuro

Transcreve também:
Um numeral: primeiras
Dois determinantes artigos: as, os há outros
Um determinante possessivo: seus
Um pronome relativo: que ou quem

1.2 – Agrupa essas palavras de acordo com a sua acentuação:
Esdrúxulas: camélias, pálido
Graves: haste, troco, aventura, troncos, limpavam
Agudas: pó, mandou

1.3 - Identifica o antecedente do pronome "quem". (linha 5) : Joana

2 – Escreve um texto entre 25 e 50 palavras em que apliques as preposições: de, a, através, após, até, por, com, sem, durante
Um dia deste, após o almoço, fui de Lisboa a Évora. Como ia sem pressa, fui com vagar. Parei em Montemor e caminhei através dos campos, por outeiros e vales floridos. Durante esse longo passeio, pude sorver a calma da planície desse fim de tarde primaveril até ao anoitecer que me obrigou a regressar e retomar a viagem.
3 – Completa o quadro de modo a encontrares as palavras da mesma família de acordo com a classe em falta:
Nome: escuridão Verbo: escurecer Adjectivo escuro
Verbo: ver Nome visão Adjectivo visível
Adjectivo: familiar Nome família Verbo: familiarizar

4 – Dá atenção às seguintes frases:
a)– Uma ocasião, Hans mandou construir uma torre junto à barra.
b)- Para ver a entrada e a saída dos seus barcos.
c)- Ele e a neta, daí em diante, de vez em quando, juntavam-se na torre.

4.1 – Indica o sujeito e o predicado de cada uma das frases:
sujeito Predicado
a) Hans mandou construir uma torre junto à barra.
b) ele (Hans) ver a entrada e a saída dos seus barcos.
c) Ele a a neta juntavam-se na torre.
4.2 – Classifica, quanto ao tipo, os sujeitos das frases.
a) simples
b) omisso/subentendido
c) composto

4.3 – Indica o complemento directo das frases.
a) uma torre
b) a entrada e a saída dos seus barcos

4.4 - Que função sintáctica desempenha a expressão "de vez em quando" (frase c)?
complemento circunstancial de tempo
4.5 – Como se designam os verbos que pedem complemento directo?
transitivos directos

5 – Atenta na seguinte frase: Depois, quando queria trabalhar, oferecia à neta lápis e papel.
5.1 – Identifica e classifica os complementos da forma verbal oferecia.
lápis e papel - complemento directo
à neta - complemento indirecto
5.2 – Reescreve a frase substituindo o complemento destacado por um pronome pessoal.
Depois, quando queria trabalhar, oferecia-lhe lápis e papel.
5.3 – Classifica a oração subordinada introduzida pela conjunção quando.
oração subordinada adverbial temporal ou oração subordinada temporal

6 - Dá atenção à seguinte frase e classifica a função sintáctica que desempenha a expressão destacada: Consigo às vezes levava Joana, a neta mais velha, que ficava entusiasmada com essa grande aventura e mistério.
6.1 - Transcreve a oração subordinada relativa desse período..
que ficava entusiasmada com essa grande aventura.
6.2 - Escolhe a opção correcta. A classificação do verbo sublinhado é:

a)- Intransitivo
b)- Copulativo (verbos ser, estar, ficar, permanecer, continuar são copulativos)
c - Transitivo directo
d)- Transitivo indirecto

7 - Dá tenção às frases que se seguem:
a)- A direcção do Porto de Lisboa fechou a barra do Tejo.
b)- A direcção barra a entrada aos sócios que não tragam cartão.

em a) é nome comum
em b) é verbo
7.1 - Identifica a classe das palavras sublinhadas, segundo a sua ocorrência.
7.2 - Que relação se estabelece entre as duas palavras?
São palavras homónimas.
8 - Escreve o hiperónimo de:
a) pêssegos, romãs, cerejas, uvas, maçãs
fruta
b) papoilas, camélias, gladíolos, boninas flores

9 - Escreve seis hipónimos de:
a) automóvel:
Fiat, Ferrari, Mercedes, Audi, Peugeot, Seat
b) roupa:
calças, calções, camisa, camisola, blusão, bermudas...

10 - Discurso directo/indirecto

10.1 - Passa para o discurso indirecto:

Rei: Como já declarei ontem, não te valem os teus apelos, estás perdida pelo mal que fizeste a este reino.
Inês: Perdoa-me, ó rei benigno. Ontem amei, hoje amo e amanhã, viva ou morta, continuarei a amar aquele que será rei.
O rei disse que como já tinha declarado no dia anterior/anteriormente, não lhe valiam os seus apelos, que estava perdida pelo mal que tinha feito/fizera àquele reino.
Inês insistia que o rei benigno lhe perdoasse. Outrora tinha amado/amara, hoje amava e no futuro, viva ou morta, continuaria a amar aquele que seria rei/viria a ser rei/havia de ser rei.
10.2 - Passa para o discurso directo:

A mãe de Joana dizia-lhe que não gostava que acompanhasse o avô, porque era perigoso andar de barco na barra, pois havia acidentes diariamente.
Joana respondia que era o seu divertimento preferido e que o avô cumpria todas as regras de segurança, por isso não se preocupasse.


A mãe disse-lhe:
- Não gosto que acompanhes o avô, porque é perigoso andar de barco na barra, pois há acidentes diariamente.
Joana respondeu-lhe:
- Este é o meu dvertimento preferido e o avô cumpre as regras de segurança, por isso não te preocupes.

10.3 - Identifica as formas verbais: gostava e acompanhasse
- gostava - 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do modo indicativo do verbo gostar na voz activa.
- acompanhasse - 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do modo conjuntivo na voz activa

II - Interpretação/Comentário

Lê atentamente as estrofes de Os Lusíadas retiradas do canto III.

124
Traziam-na os horríficos algozes
Ante o Rei, já movido a piedade;
Mas o povo, com falsas e ferozes
Razões, à morte crua o persuade.
Ela, com tristes e piedosas vozes,
Saídas só da mágoa e saudade
Do seu Príncipe 1 e filhos, que deixava, 1 - Príncipe, D. Pedro
Que mais que a própria morte a magoava,

125
Pera o céu cristalino alevantando,
Com lágrimas, os olhos piedosos
(Os olhos, porque as mãos lhe estava atando
Um dos duros ministros rigorosos);
E depois nos mininos atentando,
Que tão queridos tinha e tão mimosos,
Cuja orfindade como mãe temia,
Pera o avô cruel assim dizia:

126
-«Se já nas brutas feras, cuja mente
Natura fez cruel de nascimento,
E nas aves agrestes, que somente
Nas rapinas aéreas têm o intento,
Com pequenas crianças viu a gente
Terem tão piadoso sentimento
Como com a mãe de Nino 2 já mostraram,
2 - Nino, Príncipe assírio
E cos irmãos 3 que Roma edificaram:
3 - Rómulo e Remo, fundadores de Roma

127
Ó tu, que tens de humano o gesto e o peito
(Se de humano é matar ua donzela,
Fraca e sem força, só por ter sujeito
O coração a quem soube vencê-la),
A estas criancinhas tem respeito,
Pois o não tens à morte escura dela;
Mova-te a piedade sua e minha,
Pois te não move a culpa que não tinha.

128
E se, vencendo a Maura resistência,
A morte sabes dar com fogo e ferro
Sabe também dar vida com clemência
A quem pera perdê-la não fez erro.
Mas, se to assim merece esta inocência,
Põe-me em perpétuo e mísero desterro,
Na Cítia fria ou lá na Líbia ardente,
Onde em lágrimas viva eternamente.

129
Põe-me onde se use toda a feridade,
Entre liões e tigres, e verei
Se neles achar posso a piedade
Que entre peitos humanos não achei.
Ali, co amor intrínseco e vontade
Naquele por quem mouro, criarei
Estas relíquias suas, que aqui viste,
Que refrigério 4 sejam da mãe triste.»
4 - refrigério - consolação, apoio
Camões, Lusíadas


1 - Redige um texto expositivo, bem estruturado em três parágrafos, com um mínimo de 70 e um máximo de 130 palavras, em que indiques:

- o episódio a que se referem as estrofes e a sua integração num dos planos narrativos de Os Lusíadas, identificando a personagem principal;

Estas estrofes referem-se ao episódio de Inês de Castro e pertencem ao Plano narrativo da História de Portugal. A Personagem principal é Inês de Castro.

- o motivo da apresentação dessa personagem perante o rei, e o facto de parte do texto aparecer entre aspas, referindo ainda, pelo menos, três argumentos que essa personagem apresenta em sua defesa;
Inês é apresentada perante o conselho do rei porque tinha uma relação amorosa com o príncipe D. Pedro. O texto apresenta-se entre aspas porque reproduz o discurso directo, discurso de defesa perante o rei. Inês apresenta três argumentos em defesa da vida: até os animais têm compaixão dos indefesos como Rómulo e Remo, a orfandade dos filhos, em alternativa o exílio, nunca a morte.
- por fim, identifica o narrador e apresenta a divisão deste excerto em partes lógicas, atribuindo um título a cada uma delas.
O excerto divide-se em duas partes. A primeira, apresentação de Inês a julgamento (est. 124-125; a segunda, da 126-129, discurso de defesa de Inês.
O narrador do episódio é Vasco da Gama.

Bom trabalho
JM


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