quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ficha formativa 9º Ano - Turmas B,D e F

Data de entrega:
Turma D - 20/01/2011
Turma F - 21/01/2011
Turma B - 24/01/2011
Numa folha A4, à parte, com indicação de nº, nome e turma.
Objectivo: revisão de matérias 7º e 8º ano para a prova intermédia de 28/01/2011

I - Gramática

1. o seguinte excerto de um conto de Sofia de Melo Breyner:
“Em Novembro as primeiras camélias eram de um rosa pálido e transparente e mantinham-se direitas e rijas na haste. Os seus troncos largavam nos dedos um escuro que as crianças limpavam ao bibe.(…)No fundo da quinta, para os lados da barra, Hans mandou construir uma torre.(…) Consigo às vezes levava Joana, a neta mais velha, que achava na torre grande aventura e mistério, e a quem ele ensinava o nome e a história dos barcos.”

1.1 – Transcreve as palavras destacadas de acordo com a sua classe:
Nomes comuns:____________________________________________________

Verbos: _________________________________________________________

Adjectivos: ______________________________________________________

Transcreve também:
Um numeral: __________
Dois determinantes artigos _______________
Um determinante possessivo __________
Um pronome relativo ___________________

1.2 – Agrupa essas palavras de acordo com a sua acentuação:
Esdrúxulas:
Graves:
Agudas::

1.3 - Identifica o antecedente do pronome "quem". (linha 5)

2 – Escreve um texto entre 25 e 50 palavras em que apliques as preposições: de, a, através, após, até, por, com, sem, durante

3 – Completa o quadro de modo a encontrares as palavras da mesma família de acordo com a classe em falta:
Nome: escuridão Verbo ______________ Adjectivo _______________
Verbo: ver Nome ________________ Adjectivo _______________
Adjectivo: familiar Nome ______________ Verbo __________________

4 – Dá atenção às seguintes frases:
a)– Uma ocasião, Hans mandou construir uma torre junto à barra.
b)- Para ver a entrada e a saída dos seus barcos.
c)- Ele e a neta, daí em diante, de vez em quando, juntavam-se na torre.

4.1 – Indica o sujeito e o predicado de cada uma das frases:

4.2 – Classifica, quanto ao tipo, os sujeitos das frases.
a)
b)
c)

4.3 – Indica o complemento directo das frases.

a)

b)

4.4 - Que função sintáctica desempenha a expressão "de vez em quando" (frase c)?

4.5 – Como se designam os verbos que pedem complemento directo?

5 – Atenta na seguinte frase: Depois, quando queria trabalhar, oferecia à neta lápis e papel.

5.1 – Identifica e classifica os complementos da forma verbal oferecia
5.2 – Reescreve a frase substituindo o complemento destacado por um pronome pessoal.
5.3 – Classifica a oração subordinada introduzida pela conjunção quando.

6 - Dá atenção à seguinte frase e classifica a função sintáctica que desempenha a expressão destacada: Consigo às vezes levava Joana, a neta mais velha, que ficava entusiasmada com essa grande aventura e mistério.
6.1 - Transcreve a oração subordinada relativa desse período..

6.2 - Escolhe a opção correcta. A classificação do verbo sublinhado é:

a)- Intransitivo
b)- Copulativo
c - Transitivo directo
d)- Transitivo indirecto

7 - Dá tenção às frases que se seguem:
a)- A direcção do Porto de Lisboa fechou a barra do Tejo.
b)- A direcção barra a entrada aos sócios que não tragam cartão.
7.1 - Identifica a classe das palavras sublinhadas, segundo a sua ocorrência.
7.2 - Que relação se estabelece entre as duas palavras?

8 - Escreve o hiperónimo de:
a) pêssegos, romãs, cerejas, uvas, maçãs __________________
b) papoilas, camélias, gladíolos, boninas ___________________

9 - Escreve seis hipónimos de:
a) automóvel: ____________________________________________
b) roupa _______________________________________________

10 - Discurso directo/indirecto

10.1 - Passa para o discurso indirecto:

Rei: Como já declarei ontem, não te valem os teus apelos, estás perdida pelo mal que fizeste a este reino.
Inês: Perdoa-me, ó rei benigno. Ontem amei, hoje amo e amanhã, viva ou morta, continuarei a amar aquele que será rei.

10.2 - Passa para o discurso directo:

A mãe de Joana dizia-lhe que não gostava que acompanhasse o avô, porque era perigoso andar de barco na barra, pois havia acidentes diariamente.
Joana respondia que era o seu divertimento preferido e que o avô cumpria todas as regras de segurança, por isso não se preocupasse.


10.3 - Identifica as formas verbais: gostava e acompanhasse

II - Interpretação/Comentário

Lê atentamente as estrofes de Os Lusíadas retiradas do canto III.

124
Traziam-na os horríficos algozes
Ante o Rei, já movido a piedade;
Mas o povo, com falsas e ferozes
Razões, à morte crua o persuade.
Ela, com tristes e piedosas vozes,
Saídas só da mágoa e saudade
Do seu Príncipe 1 e filhos, que deixava, 1 - Príncipe, D. Pedro
Que mais que a própria morte a magoava,

125
Pera o céu cristalino alevantando,
Com lágrimas, os olhos piedosos
(Os olhos, porque as mãos lhe estava atando
Um dos duros ministros rigorosos);
E depois nos mininos atentando,
Que tão queridos tinha e tão mimosos,
Cuja orfindade como mãe temia,
Pera o avô cruel assim dizia:

126
-«Se já nas brutas feras, cuja mente
Natura fez cruel de nascimento,
E nas aves agrestes, que somente
Nas rapinas aéreas têm o intento,
Com pequenas crianças viu a gente
Terem tão piadoso sentimento
Como com a mãe de Nino 2 já mostraram, 2 - Nino, Príncipe assírio
E cos irmãos 3 que Roma edificaram: 3 - Rómulo e Remo, fundadores de Roma

127
Ó tu, que tens de humano o gesto e o peito
(Se de humano é matar ua donzela,
Fraca e sem força, só por ter sujeito
O coração a quem soube vencê-la),
A estas criancinhas tem respeito,
Pois o não tens à morte escura dela;
Mova-te a piedade sua e minha,
Pois te não move a culpa que não tinha.

128
E se, vencendo a Maura resistência,
A morte sabes dar com fogo e ferro
Sabe também dar vida com clemência
A quem pera perdê-la não fez erro.
Mas, se to assim merece esta inocência,
Põe-me em perpétuo e mísero desterro,
Na Cítia fria ou lá na Líbia ardente,
Onde em lágrimas viva eternamente.

129
Põe-me onde se use toda a feridade,
Entre liões e tigres, e verei
Se neles achar posso a piedade
Que entre peitos humanos não achei.
Ali, co amor intrínseco e vontade
Naquele por quem mouro, criarei
Estas relíquias suas, que aqui viste,
Que refrigério 4 sejam da mãe triste.» 4 - refrigério - consolação, apoio
Camões, Lusíadas


1 - Redige um texto expositivo, bem estruturado em três parágrafos, com um mínimo de 70 e um máximo de 130 palavras, em que indiques:

- o episódio a que se referem as estrofes e a sua integração num dos planos narrativos de Os Lusíadas, identificando a personagem principal;

- o motivo da apresentação dessa personagem perante o rei, e o facto de parte do texto aparecer entre aspas, referindo ainda, pelo menos, três argumentos que essa personagem apresenta em sua defesa;

- por fim, identifica o narrador e apresenta a divisão deste excerto em partes lógicas, atribuindo um título a cada uma delas.

Bom trabalho
JM

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