segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Questionário DESPEDIDAS DE BELÉM

1. Este episódio inicial da viagem só surge no final do Canto IV porque, segundo
as normas da epopeia clássica, a Narração devia começar in media res, ou seja,
quando a acção já se encontrava numa fase adiantada. Os momentos iniciais
da acção deveriam surgir posteriormente, contados em retrospectiva.

2. O narrador é Vasco da Gama e assume a posição de narrador participante.
Esta transcrição é um dos muitos exemplos possíveis de que o narrador
participa na acção: “As naus prestes estão; e não refreia / Temor nenhum
o juvenil despejo, /Porque a gente marítima e a de Marte / Estão
pera seguir-me a toda a parte.”

3. O narratário do episódio é o Rei de Melinde.

4. Segundo as palavras do narrador partiram de Lisboa, mais precisamente
da zona onde o rio Tejo desagua no Oceano. Integravam a expedição
marinheiros e soldados (“gente marítima e a de Marte”).

5.
5.1 Referem-se aos preparativos das naus e respectivos tripulantes para
o momento da partida.

5.2 Os que partiam fizeram os preparativos “da alma pera a morte” numa igreja
próxima do local de embarque, rezando e implorando a Deus que os guiasse
e protegesse.
6.
6.1 Os que partem, por um lado sentem insegurança e medo perante aquilo
que vão enfrentar e dor por deixarem os seus familiares, mas, por
outro lado, sentem entusiasmo e excitação por partirem para uma ousada aventura.

6.2 Os que ficam sentem medo e até desespero, bem como algum descontentamento.
Mães e Esposas, convencidas de que poderão estar a despedir-se para sempre
dos seus entes queridos, questionam-nos, expõem as suas dúvidas. Valerá a pena
tantos riscos, tanta dor? Valerá a pena deixar a família ao desamparo por
uma aventura incerta?

6.3 Os sentimentos comuns aos que ficam e aos que partem são o medo e a dor da separação.

7. Não retiram grandeza, pelo contrário. O medo do desconhecido, a dor de deixar as suas famílias e a sua terra, provavelmente para sempre, foi o primeiro grande obstáculo que os navegantes tiveram de superar. A grandeza épica está em ter consciência do perigo, do sofrimento, do medo e enfrentá-los.

FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA
1. “Mães, Esposas, Irmãs...”(enumeração);
“Os montes de mais perto respondiam, / Quase movidos de alta piedade...” (personificação).

2.
A. As mulheres choram embrulhadas em xailes de dor.
B. Os homens partiram em naus feitas de sonho.
Proposta de correcção das autoras do Manual Plural 9
Elisa Costa Pinto
Vera Baptista

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