domingo, 27 de fevereiro de 2011

Exemplo de composição

Texto que serve de base à composição. Dar opinião sobre dois acontecimentos. Ou melhor, o mesmo acontecimento em dois estádios diferentes da história da humanidade:

Diz-se que Os Lusíadas narram a história de uma nação que descobriu um mundo novo. Apesar de se ter chamado à conquista espacial a maior aventura do Homem, Rómulo de Carvalho (em O Astronauta e o Homem dos Descobrimentos) afirma que a maior aventura do Homem continua a ser a dos Descobrimentos marítimos dos século XV e XVI.

Instrução:

Redige um texto de opinião, que possa ser publicado num jornal escolar, em que, considerando as diferenças e as semelhanças entre estas duas aventuras, apresentes o teu ponto de vista sobre qual foi a mais ousada.

----Desde sempre o Homem se aventurou no desconhecido. Sempre desejou saber mais e mais sobre o que o rodeia. Sobre o que se encontra para lá do horizonte.
---- Pela ânsia de conhecimento, há quase cinco séculos atrás, Portugal iniciou uma nova era. Esse tempo foi marcado por encontros com a morte, monstros marinhos, outros povos e culturas, coragem, persistência, e, é certo, pela glória. Glória de ter chegado onde ninguém havia chegado antes. Glória de ter escrito uma nova História. A história dos Descobrimentos, inaugurando o universalismo.
----Avançando no tempo, deparámo-nos com uma outra era de coragem, de partida para o desconhecido, de busca pelo saber. A conquista espacial. Não menos arriscada, não menos ambiciosa, fez gerações inteiras sonhar com estrelas e planetas, extraterrestres e naves espaciais.
----Contudo, na minha opinião, a primeira grande aventura do Homem são os Descobrimentos. Este ponto de vista não diminui o interesse que me despertam o Universo e afins. Mas é totalmente diferente partir num foguete ou partir numa caravela, partir com esperança de voltar a ver a família ou apenas com a esperança de não ter uma morte muito dolorosa, partir sem saber o que esperar ou partir esperando tempestades e monstros marinhos.
----Por fim, apesar de todas as divergências, dos diferentes meios, dos diferentes destinos, é impossível não comparar a ambição, a coragem, a persistência, daqueles homens que se aventuraram pelas terras do desconhecido, participando em dois dos maiores feitos da Humanidade.

(239 palavras)

Sem comentários:

Enviar um comentário